terça-feira, 9 de setembro de 2008

Mais matérias sobre o que ela faz, usa, onde vai...

SHABAT no Rio. Seguidora fiel da cabala, Madonna deve freqüentar centro no Flamengo durante sua turnê carioca.
Madonna usa, Madonna gosta, Madonna faz. Quem nunca leu ou ouviu isso quando uma grife quer divulgar uma roupa ou uma marca de cosméticos tenta vender um batom? Dizem logo que a Madonna é fã. Ninguém agüenta mais. E a verdade é que nunca saberemos ao certo qual. De certo, mesmo, só sua devoção à cabala — um estudo espiritual milenar e de origem judaica que ganha um número crescente de adeptos no Rio.
.
Madonna, que fará show na cidade no dia 14 de dezembro, é prevista para chegar ao Rio no dia 12, uma sexta-feira. Nosso calendário, portanto, mostra que Madonna estará em terras cariocas em pleno shabat, do anoitecer de sexta ao anoitecer de sábado, quando os praticantes da cabala se recolhem num centro para confraternizar, comer, orar (ou se conectar, como preferem dizer). Madonna não perde um shabat onde quer que esteja. Tenta inclusive não marcar shows aos sábados, mas quando não é possível leva amigos seguidores da cabala para confraternizar com ela em turnê.
.
No início desta última, “Sticky and sweet”, o shabat aconteceu em pleno Millenium Stadium de Cardiff, no País de Gales.Aqui, a equipe do Kabbalah Center do Flamengo, uma filial da sede de Los Angeles onde a cantora iniciou seus estudos, espera receber Madonna.
Esta semana, enquanto milhares de fãs tentavam comprar um ingresso para ver Madonna no Maracanã, visitamos Shmuel Lemle e Rivka Lemle, o casal que está à frente do centro de cabala carioca, e que acompanhará Madonna no shabat.
— Ninguém da equipe ainda me contactou, mas certamente farão isso, já que Madonna é uma estudiosa muito devotada da cabala e não perde nenhum shabat — explica Shmuel.
Ele e a mulher, com quem tem dois filhos pequenos, já estiveram com Madonna em encontros relacionados à doutrina, fora do Brasil.
— Ela é muito discreta e simpática. Mas receio que sua visita ao centro no Rio precise de um forte esquema de segurança. Ainda vou pensar num esquema para evitar confusão. Se for preciso, faremos o shabat no próprio Maracanã — diz Shmuel.
.
Confusão que Madonna não vê em cidades como Londres, onde mora e freqüenta o Kabbalah Center nos arredores do Soho. É lá que o português Yosef Rodrigues trabalha. Yosef, que passa uma temporada estudando com Shmuel Lemle no Rio, conta que Madonna vai ao centro de cabala londrino quase todos os sábados, acompanhada do marido, Guy Ritchie, e dos filhos Lourdes Maria, Rocco e David Banda.
— A família é bastante normal. A Madonna senta com a gente à mesa, apesar de falar pouco. Quem conversa mesmo é o Guy. Rocco é muito levado, corre de um lado para o outro; e David é um doce. Lourdes vai começar um programa chamado SFK (“Spirituality for kids”, espiritualidade para crianças), que ensina fundamentos da cabala para pequenos — conta Yosef.
.
Leonardo Reis, gerente do Kabbalah Center carioca, já notou uma mudança no movimento por conta da visita iminente de Madonna:
— Muitos fãs têm ligado para saber se ela vem mesmo ao shabat, querem reservar lugar. Um ex-patrão meu, diretor de uma multinacional, chegou a me pedir um convite VIP para o show dela no Maracanã, é mole?
Leonardo Reis se preocupa com o aumento do movimento no centro, mas não o teme. Afinal, a cabala ensina a enfrentar os obstáculos e a injetar certeza nas dúvidas da vida.
.
Segundo Caderno - Coluna Gente Boa

Um comentário:

Di disse...

Por isso que eu respeito a kabbalahá. Eu que nao sou bobo nem nada, em junho comecei a participar da kabbalahá só pra garantir meu lugar ali com ela na primeira fila.
Beijos.