segunda-feira, 18 de junho de 2007

A melhor entrevista do ano (Revista Veja)

De Mogi das Cruzes para Paris. Do duty-free do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para o time de maquiadores da francesa Givenchy. Tal foi o trajeto do paulista Aguinaldo Leandro, de 41 anos, o Guy de Givenchy, como gosta de ser chamado. Desde 2004, ele é um dos cinco maquiadores internacionais da marca – três são franceses e um é austríaco. Sua missão é divulgar a prestigiosa linha de cosméticos pelo mundo. De passagem pelo Brasil, ele conversou com a repórter Anna Paula Buchalla.
.
COMO SE DEU O SALTO DE MOGI DAS CRUZES PARA PARIS?
Foi surreal. Eu era vendedor, não entendia nada de maquiagem. Aprendi tudo sozinho quando percebi que isso poderia me abrir caminho. Deu certo. Em pouco tempo, acrescentei à minha fama de bom vendedor a de bom maquiador. Fui, então, convidado para ser treinador da Givenchy, o que me fazia ir a Paris de seis em seis meses. Em 2004, eles me convidaram para trabalhar em Miami. Eu disse: Sorry, mas não deixo o Brasil para ir morar em Miami. Só saio se for para ficar em Paris. E não é que eles aceitaramDesde então, rodo o mundo todo.
.
COMO ESTÃO AS MULHERES BRASILEIRAS NO QUESITO MAQUIAGEM?
Bem, as paulistanas e algumas cariocas mais cosmopolitas seguem a tendência européia do triângulo da moda (leia-se Paris, Londres e Milão) de exibir um look mais natural. Mas as latino-americanas, em geral, gostam de carregar mais nas tintas. Costumo dividir as mulheres em dois grupos: o das que se maquiam e o das que se pintam. Estas últimas erram – e feio.
.
QUE TIPO DE PECADO É MAIS COMUM?
Olhos marcados com linhas puxadas ao estilo Cleópatra. Não precisa, néElas ainda carregam no contorno dos lábios, o que as faz parecer fantoches. E é tanta base que parece que, para tirar, só com a ajuda de uma espátula. Um horror! É aí que entra o nosso trabalho, o do maquiador profissional.
.
QUE É EXATAMENTE...
Doutrinar as mulheres para que se maquiem de forma e-le-gan-te. Essa é a palavra. Maquiagem não é moda. Tudo é possível, desde que o final seja, repito, elegante. E coerente. Maquiagem é como roupa: tem de ser adequada ao clima e ao período do dia. Na dúvida, use tons leves. Durante o dia, não é preciso muito. À noite, pode-se ousar um pouco mais. Uso o termo "ousar" porque, se disser "carregar", elas saem correndo para se pintar. Bom seria se as mulheres soubessem a regrinha básica – e que, pode escrever aí, é de minha autoria: o mínimo é o máximo, o pouco é muito e menos é mais.
.
E O QUE NÃO SE DEVE FAZER NUNCA?
Sair de casa com a cara lavada. Quando uma cliente me diz que ela não se maquia por falta de tempo, eu respondo: "Perca de cinco a dez minutos do seu tempo e ganhe de cinco a dez anos em sua imagem". Tenho clientes que chegam plebéias e saem rainhas. UMA BOA MAQUIAGEM REJUVENESCEUma vez ouvi de uma senhora que as jovens se maquiam para encantar e as senhoras para não espantar... A verdade é que hoje as maquiagens não são só beleza, elas são também uma proteção para a pele. Há bases com filtro solar, batons com hidratante e por aí vai.
.
QUAIS OS ACESSÓRIOS QUE NÃO PODEM FICAR DE FORA DO NÉCESSAIRE?
Primeiro um bom corretivo, para dar retoques nas olheiras e nas marcas. Depois, um pó para amenizar a oleosidade. Dá para imaginar uma superadvogada em uma reunião com a pele brilhandoNão dá... Inclua, ainda, um batom ou um gloss. Gloss, aliás, é uma arma poderosíssima para aumentar o volume dos lábios. Mas fuja dele se você tiver lábios de Angelina Jolie. Seu rosto se resumirá a uma boca. E, por fim, nunca deixe de usar uma máscara para cílios.
.
A MAQUIAGEM FAZ MILAGRES?
Maquiagem é tudo! Coloque lado a lado uma mulher com um longo preto chiquérrimo, mas com a cara lavada, e uma outra vestindo jeans e camiseta, com uma maquiagem perfeita. A segunda, certamente, estará muito mais elegante. A maquiagem, mulheres, é um poderoso aliado. Mas cuidado: ela também pode derrubar.

Nenhum comentário: