sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Vocês conhecem essas músicas? Caso a resposta seja “SIM”, por favor, me envie já. Amei “Get Up”.

Conheça o estilo (e a voz) de Madonna no início da carreira, em tempos anteriores aos softwares de correção
Plantão Publicada em 22/08/2008 às 09h01m
Guilherme Samora - Diário de S. Paulo


SÃO PAULO - "Você levanta da cama e se olha no espelho/ O ódio em sua cabeça não desaparece/ Seu chefe diz: 'Você não vai receber seu pagamento se chegar atrasado'/ E o homem do tempo diz: 'O dia será ensolarado'/ Mas começa a chover e você não acha engraçado... Então, levante-se/ Levante-se/ Levante-se". Pode não parecer, mas essa é uma música de Madonna, que inicia turnê de "Sticky & sweet", neste sábado, testando sua capacidade de continuar atraindo multidões .


A canção acima, que se chama "Get up" , é uma das demos do início da carreira da cantora, que, acredite, passou por uma fase punk-rock lá nos primórdios. Época, aliás, em que para garantir a sobrevivência, Madonna chegou a posar nua para estudantes de arte, gravar backing vocals para inúmeros artistas por qualquer US$ 5, trabalhar no Dunkin' Donuts e, segundo um biógrafo, comer batatas fritas do lixo do M Donald's.


A preocupação com temais sociais, as guitarras e bateria (ela, aliás, chegou a tocar os dois instrumentos) eram comuns. E as músicas, verdadeiras jóias da atual rainha do pop, estão guardadas por aí: a artista e os outros envolvidos na criação travaram verdadeiras batalhas judiciais. Madonna não quer que os registros vejam a luz do dia. Só para ter uma idéia, essa fitinha demo da foto aí de cima foi vendida por milhares de dólares em um leilão de 2001.

As primeiras composições são do final da década de 70, quando ela passou poucos meses na Breakfast Club, banda que formou com o então namorado, Dan Gilroy. Da época, poucos registros sonoros da moça, que tocava bateria: "Tell the truth" (a primeirona), "Little boy", "Shit on the ground" e "Shine a light" . A maior parte das canções demo da então morena saíram de sua banda Emmy and the Emmys, com Gary Burke e Sthephen Bray, batizada assim por causa de seu apelido na época.


"(I like) love for tender" , "Bells ringing", "Simon says" e "No time for love" são dessa época e fazem parte daquela fitinha vendida num leilão. Uma das mais pesadas e a favorita da então roqueira Madonna, "Drowning" , acabou se desenvolvendo com o tempo: ela serviu de base para a criação de "Burning up" , que está no primeiro disco solo da loura, de 1983.


Outras músicas, como "Get up", "Love on the run" e "High society" - em que Madonna critica os ricos - foram os primeiros esboços da carreira solo da moça, que toca por aqui em dezembro.
Logo depois, ela abandonou as letras engajadas e arriscou seus primeiros passos no pop com a contagiante - e uma de suas melhores músicas até hoje - "Everybody". Na letra, Madonna diz: "Dance e cante/ Levante-se/ Faça do seu jeito". E, até hoje, não há um fã que resista ao pedido da popstar.

Um comentário:

Di disse...

Acho que passou da hora da gente produzir nossas matérias proprias a respeito dela, "A boca".