Conexão SP-Cam
SPFW - WGSN
Já que é temporada de moda aqui em SP, vamos tratar do assunto, o lounge do WGSN traz a macrotendencia da Conexão, e para isso, o lounge foi projetado a ser uma grande árera de conexão, conexão entra as pessoas, dessa forma lá está tendo uma agenda com várias palestras e são transmitidas online e depois os conteúdos serão postados no blog do WGSN, e ontem ocorreu a palestra com a Sue Evans, que é analista sênior de passarelas internacionais do WGSN !
Após toda a temporada, ela faz uma leitura de todo o conjunto apresentado pelos estilistas e faz uma resumo-tendência, vai lá o que Conexão SP-Cam achou mais bacana:
Referência de tendência para o inverno 2009:
• Anos 40: silhuetas bem marcadas, alfaiataria e cabelos com penteados
• Anos 80: muito ombro, ombreiras, ombros bufantes, ombros quadrados, ombros pontiagudos
• Casulo: mega casacos e tricôs que a pessoa se enrola por completo, se fecha dentro da própria roupa, tendência do over
• Barroco-Roque: muito babado, tapeçaria, brocados, acessórios grandes
Tudo isso analisado sobre o atual momento de crise da economia mundial, onde ela lincou Anos 40 com o olhar para o pós-guerra, o olhar de como as pessoas se viraram após as guerras. O olhar aos Anos 80 baseado na silueta dos ombros marcados seria uma forma de auto-expressão, auto-afirmamento, marcar a presença mesmo, já tendência Casulo seria o momento de economia difícil, onde as pessoas ficam mais fechadas nelas mesmo, onde as pessoas tendem a se proteger e o Barroco-Roque é o contra ponto da história da crise econômica, é o momento de explorar e ser over, de mostrar riquesa, de mostrar exagero, uma forma de escapismo aos problemas que o mundo vem passando.
Cores:
• Preto: mas preto sobre preto, preto fosco com preto brilhante, preto liso com preto texturado, mistura de vários tons e texturas de preto num mesmo look.
• Cinza: sempre em dois tons de cinza no mesmo look
• Azul marinho: a cor mais chic e in da estação, como ela disse “azul noite é a cor da moda, quase o novo preto”
• Marron Glacê
• Vermelho: mas o vermelho intenso e forte, vermelho sangue de boi
• Amarelo: algo como ouro velho – bem forte no Barroco-Roque = otimismo
• Pink: em dias de inverno, nada mais elegante do que uma cor intensa para se destacar do lugar comum que será o preto que todo mundo estará usando nas ruas
• Cores pálidas: tons de maquiagem
Tecidos:
• Veludo: temporada dos veludos, é uma forma simples de sofisticação para épocas de crise, um tecido básico, mas com um toque de sofisticação
• Texturas: tecidos brocados, tapeçarias, adamascados – forte para o Barraco-Roque
• Metálicos: mas um metal polido, sem muito brilho, quase um metal patinado, metalizado sutil
• Peles de crocodilo e jacarés – texturas sempre misturadas
• Lantejoulas – tecidos estampados recobertos por lantejoulas coloridas copiando a estampa (citou a última coleção feminina de Herchcovithc)
Padronages e Estampas:
• Estampas de rochas e mármores – estampas monocromáticas
• Estapa de animais: mistura de estampas de animais diferentes (tipo zebra com onça) e em padronagens diferentes estampas grandes com pequenas
• Estampas criadas para o vestido, como se fossem pensadas de acordo com o corte e caimento da peça, que quando vestidas parecem ter sido estampadas no corpo
Must have da estação:
• Trend coat de veludo vermelho com ombreiras marcadas
• Jacketa de motociclista em couro com muitos zipers e manga bufantes
• Terno de blaizer e saia com saia lápis longa e bem fina
• Vestidos tubinhos com ombros bufantes e curtos
• Vestidos tomara que caia bem justos usados com camiseta por baixo
• Poucos decotes, a estação não está sexy, os decotes aparecem em peças de um ombro só, algumas fendas e assimetrias
• Blusas e camisas amplas com ombros bem marcados + saia lápis longa
• Calças skini ainda permanecem
• Calças curtas no tornozelo com pregas (80’s) amplas = boyfriend jeans
• Trigos gigantes (casulos) para se enrolar e se cobrir
Lojas do momento:
Em momento de crise as lojas tem de se virar para fazer o consumidor gastar e não se sentir culpado, dessa forma, surgiram algumas lojas de desconto que só trabalham com nomes renomados:
• MERCI: loja em Paris, do grupo inglês Bonpoint, que vende livros, flores, objetos para casa e roupas de design famosos com até 40% de desconto e 90% da verba é destinada a um projeto social de crianças carentes em Madagascar
• OUTNET.com: loja online que vende design com até 80% de desconto e faz promoções surpresas de até 90% de descontos
E para fazer com o que cliente se sinta bem, as lojas tiverão de modificar o serviço oferecido aos clientes, o que antes era uma simples compra, agora tem de ser uma experiência, segundo Sue, um modo de atendimento muito comum no Brasil, que são os minos aos clientes, oferecer champagne, oferecer alguém para levar suas compras em casa, lounges dentro das lojas para que o cliente permaneça mais tempo, parcerias de designers com artistas para fazer exposições ou instalações nas vitrines
Vídeo das Macro Trends WGSN 2010
2 comentários:
Mas foi um bloco de informações. Será que eu chego?
Esses comentários sobre as TENDENCIAS me fizeram refletir, e acho que tenho muita roupa.
Não preciso comprar NADA!!!
Obrigada
Amei!
Bjs
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