sábado, 25 de outubro de 2008

Domingo é o dia. Por elas a gente consegue imaginar alguma coisa... como nosso amigo Edson disse:”O Eduardo Paes é total família americana!”

AS CANDIDATAS A PRIMEIRA-DAMA DA CIDADE
Empresária, mulher de Gabeira coordena campanha; mulher de Paes, engenheira, parou de trabalhar e cuida dos filhos

Neste domingo, o carioca vai escolher seu futuro prefeito. E, seja Eduardo Paes (PMDB) ou Fernando Gabeira (PV), terá também uma primeira-dama. As duas têm perfis completamente diferentes. Cristine, de 31 anos, mulher de Paes, se formou em engenharia mas parou de trabalhar para cuidar dos filhos. Hoje, faz faculdade de arquitetura e ocupa-se com “coisas de mulher”, como ela diz: levar o casal de filhos para escola, natação, balé e inglês, ir ao supermercado e fazer ginástica. Neila, de 53 anos, mulher de Gabeira, começou a trabalhar como alfabetizadora na juventude, formou-se em informática e abriu uma empresa na área. Com dois filhos do primeiro casamento e duas enteadas, filhas de Gabeira, Neila cuida dos sites do verde desde seu primeiro mandato como deputado e tem voz ativa na campanha.

As duas não divergem só nas escolhas profissionais, mas também no envolvimento com a política. Cristine não quer opinar na campanha do peemedebista — a ponto de não ler jornal, para não saber das críticas a Paes. Já Neila — que “ama” a histórica foto de Gabeira de tanga — é uma das coordenadoras da campanha do candidato do PV.

Neila Tavares só podia dar entrevista na hora do almoço, na quarta-feira passada, porque teria de voltar ao trabalho depois.
— Tenho uma empresa de conteúdo em comunicação, em sites, livros... O forte mesmo é internet — conta Neila, numa poltrona da sala de estar da casa, um apartamento em Ipanema decorado com móveis e objetos de madeira.

A empresa, Lavorare, tem dez anos. Foi por meio dela que a geminiana Neila conheceu Fernando Gabeira: no primeiro mandato de deputado federal, ele contratou Neila para fazer seu site:
— Trabalhamos por quatro anos, fui chefe de gabinete dele. Nos apaixonamos. Então, deixei a chefia de gabinete, e decidimos ficar juntos.

Neila Tavares (que se acostumou a ser confundida com a atriz Neila Tavares) se casou pela primeira vez aos 17 anos. Nasceram Carlos Eduardo, designer de 32 anos, e Ana Carolina, veterinária de animais selvagens, de 29.Há 13 anos juntos, Neila e Gabeira não tiveram festa de casamento (“não ligo para isso”). Perguntada se houve lua-de-mel, a resposta:
— A gente tem lua-de-mel todo dia!

A empresária e o deputado moram com as gatas vira-latas Pequena e Menina. Lembrando que cantava em reuniões de família em Minas, hoje Neila toca violão, é “apaixonada por música brasileira, francesa, até sacra”, e gosta de ler biografias e romances históricos (“o último foi uma biografia da Maria Antonieta”).

Caso Gabeira seja eleito, ela não descarta a possibilidade de ajudá-lo no processamento dos bancos de dados da prefeitura, o que já faz no site da campanha e algo que Gabeira tem dito faltar na administração municipal.
Cristine Assed Paes só podia dar entrevista de manhã, na última quarta-feira, porque logo depois teria que levar os filhos para passear.
— Hoje é Dia do Professor, eles estão de folga — diz a mãe, sentada na varanda da casa num condomínio na Barra, com uma sala com muito branco e poucos objetos. — Quando tive o Bernardo (de 4 anos), parei de trabalhar. Comecei outra faculdade, de arquitetura, aí fiquei grávida da Isabela (de 3 anos). Tranquei a faculdade e recomecei agora.

Segundo a carioca Cristine, que deu entrevista com uma assessora, seu dia “é corrido”:
— Leva para colégio, volta para casa, vai para natação... E criança, nessa fase, tem festinha todo dia — conta Cristine, que diz não ter tempo de ler. — Não tenho autor (de preferência). Leio livros do cotidiano. Mas não ando com tempo de ler. Quando leio, durmo.

Cinema atualmente tem sido só o infantil, para as crianças. Ela também gosta de “filme bobinho, comédia romântica”. Perguntada sobre um filme preferido, uma resposta de miss:
— “A noviça rebelde”. É muito bonito. No nosso casamento, colocamos uma música do filme. Tem uma paisagem bonita, é uma história de guerra com romance, com filhos, tudo que tem a ver com o dia-a-dia de uma mulher.

Em música, a pisciana Cristine cita como preferências Jota Quest, Marisa Monte, Frank Sinatra e Fábio Jr. (que o marido também gosta). A estudante de arquitetura não soube dizer qual estilo arquitetônico prefere:
— Gosto de Niemeyer. É um fenômeno.

Filha de um engenheiro civil e de uma psicopedagoga, está casada com Paes há seis anos. Ela o conheceu no Leblon, num evento de Dia das Mães em que ele distribuía rosas na rua e lhe deu uma. A lua-de-mel foi em Paris.

Caso Paes seja eleito, Cristine pensa em começar a trabalhar com obra social. Apesar de já ter defendido o presidente Lula na época em que Paes o criticava (“Disse ‘ah, amor, ele é tão fofinho’ ”), Cristine diz não dar opiniões sobre política. Ela e “Duda” têm “um segredo”:
— Eu não leio jornal. Para não ficar perguntando. É impossível ler críticas sobre seu marido e não perguntar. Se leio, finjo que não li.

Nenhum comentário: