sexta-feira, 25 de julho de 2008

Conexão SP-Cam

Nome Próprio !

Com Batman - Dark Knight monopolizando todas as atenções nos cinemas, é bem capaz que você não saiba que está em cartaz um dos filmes nacionais mais legais do ano: Nome Próprio. É verdade que ele não é um filme para qualquer um, mas é exatamente por isso que você deveria vê-lo.
Nome próprio conta a história de Camila, uma jovem que expõe toda a sua vida em um blog e dedica todo o seu tempo às palavras. Camila é intensa, vive os sentimentos acima da razão, não deixa de fazer o que deseja doa a quem doer. É escritora e personagem ao mesmo tempo, curtindo suas histórias e transformando as pessoas ao redor em inspiração para os seus textos.
Todo mundo que escreve em blog (ou em papel, ou na última folha do caderno de matemática) passa um tempo sozinho com seus pensamentos, indo e vindo de um mundinho que só existe dentro da cabeça, às vezes confortável, às vezes incomodo, às vezes transgressor. E é por isso que as chances de se identificar com Camila são grandes.
O filme começa quase como um monólogo, afinal a exposição pode levar a momentos de solidão difíceis de agüentar, mas conforme Camila vai rompendo barreiras, misturando o mundinho de dentro com o de fora, muitos personagens interessantes desfilam pela tela enquanto Camila busca o pedaço que falta dentro de si. Tem sexo, porres de caipirinha, banho de mar de madrugada e, principalmente, a liberdade de viver os próprios sonhos e ilusões sem medo do que os outros vão pensar.
O filme é baseado nos livros Máquina de Pinball e Das Coisas Esquecidas atrás da Estante da Clarah Averbuck. Ela foi uma pioneira nessa transição do blog para a literatura e com o cinema deu mais um passo na direção certa.
Quem interpreta a Camila é a Leandra Leal, numa atuação fora de série. Sabe aquela história de ator que se entrega de corpo e alma? É o que acontece. Só isso já valeria o ingresso, mas quem for assistir leva de brinde uma história interessante (muito próxima da minha e da sua) e a direção do Murilo Salles, que aposta mais uma vez em cinema para jovens… que pensam.
Nome próprio - site oficial(e aqui tem link para vários outros lugares).

Post gentilmente roubado de http://urbanistas.com.br/sp/

Nenhum comentário: