terça-feira, 15 de julho de 2008

Conexão SP-Cam

Galeria Vermelho - Verbo 2008


Na terça-fiera fui na abertura da Verbo2008, na Galeria Vermelho. A Verbo é um evento de performance que ocorre anualmente, este ano na sua quarta edição, são fotos, instalações, performances, vídeos e still vídeos ...


No meio do público que lotava o local, todos no dress code de óculos de armações grossas e formatos grandes, muitos lenços no pescoço e claro, muita cara de conteúdo, fiquei pensando naquilo tudo que acontecia alí.


O que será que as pessoas realmente interpretam das artes performáticas e instalações ? Fora os que realmente são do mundo das artes, que lêem e estudam o assunto, o que será que o resto entende ? Ou será todos alí do mundo das artes menos eu ?


Assistir a uma performance onde uma fisoculturista de biquine branco fica fazendo poses para mostrar seus musculos no meio dom público, a mim não enriqueceu de nada, só me fez refletir "sou muito idiota de estar no frio de 15graus, no terraço a céu aberto sentado no cimento frio para ver isso" ??


Completo voltando ao parágrafo anterior, acho que realmente só ganha alguma coisa quem é pleno conhecedor do assunto, que pode ver o nome de um artista escrito na parede e já sabe a linha de pensamento e de ação dele, porque a mim, leigo nas artes, apenas apreciador, fica somente senções.


Ou será que é isso, nada entender, somente sentir ?


E se sentir errado ? Domingo passado, visitando a exposição de tecnologia que está no Itaú Cultural, observei duas obras, gostei e dei minha certa relevancia e me fez pensar alguns segundos, ao voltar no corredor tinha aqueles grupos de visita guiada, e parei para escutar a explicação da guia, nesse momento me senti o estudioso das artes, que lê o nome do autor e sabe o que esperar da obra.


Mas aí entendi, e senti outra coisa, então devemos sentir, gostar e não entender, ou enteder e gostar do que sentiu ?

Nenhum comentário: