O ANO ‘NÃO’ DA MÚSICA
Indústria continuou caindo em 2007, que teve como campeão de vendas um CD de 2006
O ano em que Roberto Carlos não lançou seu tradicional disco de Natal periga entrar para a história da indústria fonográfica brasileira como o ano “não”. Afinal, o mercado da música, em queda há um bom tempo, não deu sinais de recuperação em 2007. Não foi um disco de 2007 que ocupou o topo da lista de CDs mais vendidos — o título ficou com “Minha bênção”, de Padre Marcelo Rossi, lançado em 2006. O álbum mais vendido, aliás, não passou a marca das 300 mil cópias — ano passado, o número foi 867 mil.
As informações fazem parte do relatório referente ao mercado fonográfico brasileiro em 2007, que acaba de ser divulgado pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD).
Observando a lista dos mais vendidos da ABPD, é fácil perceber que 2007 realmente não conseguiu fazer seus campeões de vendas. Além do CD do Padre Marcelo, o mesmo que encabeçou a relação no ano passado, está de volta o campeão de 2005, o CD “Perfil” de Ana Carolina. E alguns títulos permanecem desde o ano passado, quando já não eram lançamentos — é o caso de “Acústico MTV”, do Kid Abelha, e “MTV ao vivo”, do Jota Quest.
A popularidade de Ana Carolina aparece em três posições, com “Perfil”, “Dois quartos” e “Estampado”. Cesar Menotti & Fabiano, Bruno & Marrone, Ivete Sangalo e Padre Marcelo cravaram duas vezes cada um. Vanessa da Mata e seu “Sim” aparecem em 15º lugar, puxados por “Boa sorte/ Good luck”, dueto com Ben Harper que se tornou uma das músicas mais tocadas do ano nas rádios. E Madonna, 13ª na lista de DVDs, é a única artista estrangeira a figurar na parada. O mercado, em 2007, foi dominado em 77% pelos brasileiros.
O ano em que Roberto Carlos não lançou seu tradicional disco de Natal periga entrar para a história da indústria fonográfica brasileira como o ano “não”. Afinal, o mercado da música, em queda há um bom tempo, não deu sinais de recuperação em 2007. Não foi um disco de 2007 que ocupou o topo da lista de CDs mais vendidos — o título ficou com “Minha bênção”, de Padre Marcelo Rossi, lançado em 2006. O álbum mais vendido, aliás, não passou a marca das 300 mil cópias — ano passado, o número foi 867 mil.
As informações fazem parte do relatório referente ao mercado fonográfico brasileiro em 2007, que acaba de ser divulgado pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD).
Observando a lista dos mais vendidos da ABPD, é fácil perceber que 2007 realmente não conseguiu fazer seus campeões de vendas. Além do CD do Padre Marcelo, o mesmo que encabeçou a relação no ano passado, está de volta o campeão de 2005, o CD “Perfil” de Ana Carolina. E alguns títulos permanecem desde o ano passado, quando já não eram lançamentos — é o caso de “Acústico MTV”, do Kid Abelha, e “MTV ao vivo”, do Jota Quest.
A popularidade de Ana Carolina aparece em três posições, com “Perfil”, “Dois quartos” e “Estampado”. Cesar Menotti & Fabiano, Bruno & Marrone, Ivete Sangalo e Padre Marcelo cravaram duas vezes cada um. Vanessa da Mata e seu “Sim” aparecem em 15º lugar, puxados por “Boa sorte/ Good luck”, dueto com Ben Harper que se tornou uma das músicas mais tocadas do ano nas rádios. E Madonna, 13ª na lista de DVDs, é a única artista estrangeira a figurar na parada. O mercado, em 2007, foi dominado em 77% pelos brasileiros.
CD's - 1º LUGAR: PADRE MARCELO ROSSI, “MINHA BÊNÇÃO” (SONY&BMG — 2006): 252 MIL
2º: Ivete Sangalo, “Ao vivo no Maracanã” ( Universal): 207 mil
3º: Cesar Menotti e Fabiano, “Palavras De amor ao vivo” (Universal — 2005): 218 mil*
4º: Ana Carolina, “Perfil” (Sony&BMG/Som Livre): 156 mil
5º: Jota Quest, “MTV ao vivo” (Sony&BMG — 2003): 1,109 milhão*
6º: “Sambas de enredo 2008” (Universal): 134 mil
7º: Kid Abelha, “Acústico MTV” (Universal — 2002): 1,100 milhão*
8º: Trilha sonora do musical “High school musical 2” (Universal): 122 mil
9º: Bruno & Marrone, “Acústico II — Volume 1” (Sony&BMG): 120 mil
10º: Maria Rita, “Samba meu” (Warner): 120 mil
DVD's - 1º LUGAR: IVETE SANGALO, “AO VIVO NO MARACANÔ (UNIVERSAL): 553 MIL
2º: Padre Marcelo Rossi, “Momento de fé para uma vida melhor (edição de Natal)”, (Sony&BMG): 239 mil
3º: Cesar Menotti e Fabiano, “Palavras de amor ao vivo” (Universal — 2005): 100 mil *
4º: Vários, “Cidade do samba” (EMI): 94 mil
5º: Bruno & Marrone, “Acústico II” (Sony&BMG): 82 mil
6º: Barão Vermelho, “MTV ao vivo — Best of” (Warner — 2005): 40 mil**
7º: Sandy & Junior “Acústico MTV” (Universal): 71 mil
8º: Xuxa, “Só para baixinhos 7” (Som Livre): 67 mil
9º : O Rappa, “Acústico MTV” (Warner): 35 mil**
10º: Banda Calypso, “100%” (Som Livre): 59 mil
Reportagem de Leonardo Lichote, jornal O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário