Jovens ressuscitam o bom e velho leque e o elegem como ‘hit’ do verão
Mais uma vez a Revista do jornal O Globo faz uma daquelas matérias surreais sobre comportamento no Rio. O pior dessa vez foi não ter mencionado o maior de todos em relação a leques: Di Portugal
Símbolo de elegância entre as damas da elite europeia no século XVIII, o leque virou um dos hits dos camelôs neste verão. Melhor termômetro para afirmar que o acessório foi ressuscitado e caiu nas graças das cariocas, impossível. Na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, ao lado da barraquinha do “Ray-Ban de R$10”, um vendedor ambulante angaria a clientela no grito “É o leque, é o luxo”, repetido incessantemente. O comerciante informal não sabe afirmar ao certo quantos vende por dia, mas, em dez minutos, precisa repor pelo menos três vezes as peças no tabuleiro — os de madeira, a R$5, têm mais saída entre as jovens, enquanto os de tecido bordado, por R$10, agradam as senhorinhas.
Ali do lado, na loja de presentes China-Brasil, o acessório está rareando nas prateleiras. Um novo carregamento do Oriente está a caminho de Copacabana para dar conta da procura, que praticamente dobrou desde dezembro. Até as vendedoras do estabelecimento compraram leques para usar durante o expediente (lá não tem ar-condicionado) e nos momentos de folga. Cada um custa, em geral, R$7.
No Leblon, desde a semana passada, o bistrô Santa Satisfação oferece leques como um mimo para a freguesia. Como o espaço é aberto à calçada, o ar-condicionado não dá conta em dias quentes. Para amenizar o calorão (até agora, o verão carioca tem registrado média de 34 graus), a casa dispõe de cem ventarolas, todas compradas na Rua Senhor dos Passos, na Saara.
O leque como brinde, para levar para casa mesmo, fez o maior sucesso na última edição do Fashion Rio. No desfile da Cantão, no Parque Lage, por exemplo, foram distribuídos 500 modelos coloridos, no formato de uma raquete de pingue-pongue. E ainda ficou gente de mão abanando...
No Fashion Business, os convidados do desfile de Patricia Viera, no Copacabana Palace, receberam modelos da Nous Nouk — marca recém-criada por Cecilia Tanure e Marina Breves. Na primeira fila, Ron Wood, dos Rolling Stones, foi um que se mostrou satisfeito com o novo brinquedinho.
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